Apresentação do criador do blog "Corrigir redação com alegria"

Livros publicados de Hélio Consolaro

 Hélio Consolaro

Sou professor de Português das frentes de Gramática, Redação e Literatura do ensino médio, mas lecionei também no ensino fundamental II por muito tempo. Rede pública e particular no estado de São Paulo.

Corrigindo Redações 

Iniciei este método de correção compartilhada de redação por necessidade, pois não tinha tempo de fazer a correção tradicional (intervenção da caneta vermelha), mas achava um crime tirar a oportunidade de escrever semanalmente dos alunos. Saí à procura de saídas. Ainda não conhecia o construtivismo.

O professor Hermínio Sargentim publicava livros didáticos, ministrava palestras pelo Brasil e eu gostava do jeitão de ele propor o trabalho. Ele editou um caderninho interessante: Metodologia do Ensino de Redação.  Antropofagicamente, me alimentei de suas ideias e passei a dar aulas de redação de um jeito gostoso. Iniciei o método de avaliação compartilhada, socializando a correção e a reescrita e me deixando com mais tempo.

Depois, participei de cursos da FDE – Fundação do Desenvolvimento Escolar (governo do Estado de São Paulo, 1994) e descobri que a correção compartilhada  era avançadíssima diante da proposta construtivista da FDE. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Princípios básicos do método da avaliação compartilhada - Hélio Consolaro

Professor de redação não é revisor - Hélio Consolaro