Princípios básicos do método da avaliação compartilhada - Hélio Consolaro

 


1.  Não fazer drama em cima do erro do aluno, dar aquele banho de sangue no texto (correção em vermelho). O erro é uma oportunidade para que se dê o processo ensino-aprendizagem. 

 2. Não inibir o aluno de escrever, mesmo que erre muito. Ninguém erra voluntariamente

 3. Escrever para alguém corrigir é uma situação artificial. Ninguém escreve para as gavetas. A linguagem tem uma função social..

4. Estabelecer critérios previamente. Uma boa correção começa numa proposta de redação bem elaborada. Tais critérios devem compor a ficha de avaliação.

5. Discutir o conteúdo, mas privilegiar a forma.

6.  A importância do rascunho, por isso a necessidade de um portador, onde o texto será passado a limpo. No portador, vai a reescrita do texto avaliado.

7. Exercícios de reescrita durante as aulas: fazer com os alunos exercícios microestruturais de estruturação do período e do parágrafo.

8.  Não restringir os textos dos alunos às regras gramaticais. A obediência às regras da gramática normativa é apenas um aspecto a ser avaliado, não é tudo.

 

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